Descrição
Em 1906, partindo de Bauru, foram inaugurados os primeiros 100 km da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB). Em 1921, deu-se a inauguração das Oficinas Gerais. Ali era realizada toda produção, montagem e reparos despendidos pela EFNOB. O projeto inicial distribuía as operações em seis galpões, unidos por uma nave central, ultrapassando mais de 11.000 m2. Outrora o conjunto de oficinas foi muito importante para as dinâmicas urbanas e sociais da cidade, pelo elevado número de empregos gerados e atividades realizadas. Atualmente, parte está em desuso e outra utilizada pelas atuais concessionárias. Nestas condições, o conjunto enfrenta o desafio de sua preservação integral. Para dar conta dos objetivos propostos (identificação dos usos originais dos espaços e ao longo do tempo e apreensão fenomenológica do espaço atual), foram utilizadas metodologias de pesquisa histórica e da deriva situacionista aplicadas à arquitetura industrial. Espera-se apresentar as características gerais deste espaço industrial (edifícios das oficinas, pátio e vila) e a relação com a cidade à época de sua construção, assim como algumas práticas espaciais que atualmente existem e interagem com este antigo espaço de manutenção ferroviária.