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Analisar o processo de consolidação da educação profissional na Estrada de Ferro D. Pedro II, entre os anos de 1882 a 1906, através da implantação da Escola de Primeiras Letras e da Escola Prática de Aprendizes, criadas nas oficinas da empresa, no bairro do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro é o objetivo desta pesquisa. A investigação se detém no período temporal de transição do regime político da Monarquia para a República que contemplou transformações significativas na sociedade brasileira (abolição da escravidão, novas tecnologias, preocupação na formação e organização de trabalhadores, além da crescente industrialização) e na educação, com diferentes propostas e modelos para a formação profissional. Percorre a investigação, entre silêncios e esquecimentos, a lacuna historiográfica sobre a educação profissional ferroviária nas oficinas do Engenho de Dentro, discutindo possíveis razões deste silenciamento pela pouca preservação da documentação da empresa e de interpretações históricas conflitantes. Tais dificuldades motivaram a escolha metodológica de transitar por diversas áreas de conhecimento, mas principalmente perseguir o tema através dos sujeitos que construíram suas vidas e trajetórias profissionais junto aos trilhos desta ferrovia. Presentes na criação, consolidação ou reformulação das escolas na estrada de ferro, permitiram percorrer a história do processo de implantação destas instituições escolares, são eles: Francisco Pereira Passos, duas vezes diretor da ferrovia; Maria Amélia Jacobina, professora da escola de primeiras letras; e José Joaquim da Silva Freire, subdiretor da Locomoção e promotor da reformulação da Escola Prática de Aprendizes. The objective of this research is to analyze the process of consolidating professional education in D. Pedro II Railway, between the years of 1882 to 1906, through the implementation of the Escola de Primeiras Letras e da Escola Prática de Aprendizes, created in the company's workshops, in the district of Engenho de Dentro, Rio de Janeiro city. The research focuses on the transitional period from the political regime of the Monarchy to the Republic that contemplated significant transformations in Brazilian society (abolition of slavery, new technologies, concern with the education and organization of workers, in addition to increasing industrialization) and education, with different proposals and models for vocational training. The historiographical gap in rail professional education in the Engenho de Dentro workshops is discussed in silence and forgetfulness, discussing possible reasons for this silencing due to the little preservation of the company`s documentation and conflicting historical interpretations. Such difficulties motivated the methodological choice to go over several areas of knowledge, but mainly to pursue the theme through the subjects who built their lives and professional trajectories along the tracks of this railway. Present in the creation, consolidation or reformulation of schools on the railroad, and allowing us to explore the history of the implementation process of these school institutions: Francisco Pereira Passos, twice director of the railroad; Maria Amélia Jacobina, teacher of the Escola de Primeiras Letras; and José Joaquim da Silva Freire, Deputy Director of Locomotion and promoter of the reformulation of the Escola Prática de Aprendizes.