dc.description
Resumo: A Educação Ambiental é fruto da luta dos movimentos sociais e ambientalistas, emergindo no campo educacional como uma resposta à problemática ambiental, configurando-se como uma opção de contracultura ao modelo hegemônico capitalista (TORALES, 2015). No que tange à inserção do campo na prática pedagógica, os projetos representam a alternativa predominante (LOUREIRO, 2006; TOZONI-REIS et al. 2013). Nesse cenário, pesquisas que analisam as perspectivas dos professores com relação ao desenvolvimento dessas propostas são escassas e necessárias para aprimorar e potencializar a Educação Ambiental (LISBÔA SOUZA, 2018). Essa lacuna, estimulou esta pesquisa, que tem como objetivo geral analisar o processo de elaboração e desenvolvimento do projeto "Caminhos das Ferrovias, Natureza e Cultura", realizado por professores do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Curitiba – PR, para compreender suas contribuições ao campo da Educação Ambiental. O projeto de trabalho envolveu 10 professores dos componentes curriculares de Arte, Geografia, História e Inglês, e 298 estudantes secundaristas do ano letivo de 2019. A proposta se apoiou em estratégias pedagógicas multi e interdisciplinares. Tratou da interface entre a Educação Ambiental e a preservação do patrimônio cultural, mais especificamente em relação à preservação da memória ferroviária. A ação coletiva foi planejada e articulada a partir da aproximação entre a escola campo e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Outras instituições apoiaram as ações do projeto, dentre elas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS/UFPR) e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). A abordagem metodológica foi qualitativa, baseada nos princípios da Pesquisa Participante (PP). A coleta de dados foi feita a partir do uso de dois instrumentos de aproximação ao campo empírico: a observação participante e a aplicação de questionários via Google Formulários. A análise dos dados foi realizada com base na utilização da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados demonstram, principalmente, que: o projeto supracitado emergiu de um planejamento participativo; os docentes com vaga fixa na escola campo foram os mais engajados com a proposta; os dados demonstram que a maioria dos docentes se envolveram com o projeto, o que denota um alto grau do comprometimento com as ações que foram realizadas ao longo do desenvolvimento da proposta; em uma avaliação geral, os professores destacaram majoritariamente as potencialidades relacionadas ao projeto; os componentes curriculares de Arte e Inglês foram os que tiveram maior dificuldade na inserção da dimensão ambiental em seus saberes/fazeres docentes. Nesse contexto, destaca-se a importância de que, na elaboração dos projetos escolares, pelo menos um dos professores possua conhecimentos teóricos e práticos em relação ao campo da Educação Ambiental, pois este poderá auxiliar na formação dos demais participantes. Objetiva-se com este estudo estimular futuras pesquisas e projetos na vertente da Educação Ambiental Patrimonial (EAP), na perspectiva de ambiente como Patrimônio, a qual representa uma tendência em expansão da Educação Ambiental.