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A presente pesquisa tem por finalidade destacar a importância da Escola Central (1858-1874) no ensino da engenharia civil no Brasil. Integrando o Ministério dos Negócios da Guerra do Império, a Escola Central formou engenheiros que participaram da construção do Estado Imperial brasileiro, construindo, dirigindo ou projetando grandes empreend imentos como ferrovias, portos, construção civil e urbana. Seus professores atuaram em diversas instituições científicas como no Instituto Politécnico Brasileiro, na Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, entre outras. Pode-se destacar na atuação dos seus personagens a remodelação da Cidade do Rio de Janeiro e a construção da Capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, na virada do século XIX para o XX e a constituição do Clube de Engenharia. Situada no Largo de São Francisco de Paula, foi uma das instituições de ensino sucessora da Academia Real Militar. Tinha como principal objetivo coadjuvar a Escola Militar na formação dos oficiais do Exército, sendo responsável pelo ensino das ciências básicas de matemática, física e naturais. Após a Guerra do Paraguai, o Exército considerou que o ensino dessas matérias para os seus oficiais deveria ser realizado pela própria Escola Militar. Com isso, a Escola Central foi transformada em Escola Polytechnica, passando a ser uma instituição de ensino civil do Ministério do Império. A atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro descende, em linha direta e contínua, da Escola Central.