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Remoção dos Trilhos Ferroviários em Araraquara: Aspectos Históricos e Culturais
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Remoção dos Trilhos Ferroviários em Araraquara: Aspectos Históricos e Culturais
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O transporte ferroviário de passageiros praticamente inexiste no interior do País. Ruas e rodovias estão, hoje, atulhadas de veículos, enquanto o transporte coletivo é um grande problema. Com a construção de um contorno ferroviário em Araraquara (SP), os trilhos que cortam o centro da cidade serão removidos. As linhas férreas, hoje utilizadas somente para o transporte de cargas, guardam, todavia, importantes referências históricas e culturais. Além de despertar o interesse de todos, o destino da área está cercado de incertezas, com propostas que envolvem, principalmente, construções e modificações do complexo ferroviário existente. No trabalho especificam-se referências que embasam a discussão acerca da existência de uma degradação histórico-cultural na supressão dos trilhos do espaço que ocuparam durante mais de século. A cultura é apontada como um diferencial da civilização, responsável pela formação do homem, através do legado de uma geração a outra, de ritos, conhecimentos técnicos, moral, juízos de valor, tradições, etc. Já a ideologia é interpretada como um instrumento de poder, com o qual as classes dominantes mantêm as classes dominadas na ilusão de que são ideias de todos, o que na verdade são as ideias das classes que dominam. Por outro lado, a história tradicional é seletiva, relatando a memória humana pela visão dos acontecimentos guiados por personalidades consideradas significativas e, sendo eurocêntrica, despreza importantes relatos, como as das antigas civilizações orientais. O movimento da “nova história” pretende mudar tal concepção, propondo uma visão “de baixo”, valorizando toda experiência humana e não somente a dos que detêm o poder. Nesse contexto, adquire grande importância a memória e a história locais. Os primeiros caminhos humanos, no país, foram indígenas, aproveitados pelos bandeirantes. Quando surgem, as linhas férreas acompanharão suas direções. Aquelas que cortam Araraquara (a Cia. Paulista chegou em 1885 e a EFA – Estrada de Ferro Araraquara, teve sua origem em Araraquara, iniciada em 1896), impregnaram-se de importantes dados históricos, além de se constituírem em canais de notícias e caixa de ressonância dos diversos acontecimentos da história local de Araraquara, quanto ao seu desenvolvimento urbano, cultural e econômico. Por exemplo, a Cia. Paulista não deveria ter um traçado até esta cidade, mas a classe dominante na época, os chamados barões do café, a quem interessava uma via de rápido escoamento de sua produção, interferiu, liderada pelo Conde do Pinhal, para que as linhas chegassem a Araraquara. Por seu lado, a EFA traçou uma epopeia de desenvolvimento rumo ao oeste paulista, região que ficou conhecida como araraquarense. Com a remoção dos trilhos, diversas propostas, na sua quase totalidade desejando intervir com construções na área, são comentadas, bem como a suposta garantia de incolumidade dos trilhos fornecida pelo Plano Diretor, que se conclui não ser tão ampla assim. As propostas são, também, analisadas sob o seu viés ideológico. Diversas entrevistas com ferroviários e pessoas ligadas às ferrovias relatam episódios de vida, recordando fatos e informações ligados às linhas férreas. Conclui-se que a supressão das linhas férreas do centro da cidade constitui-se em uma degradação histórico-cultural. Passenger rail transport is virtually non-existent within the Brazilian countryside. Streets and highways are littered with vehicles. With the construction of a railway, the tracks that cross the centre of Araraquara (SP) will be removed. However, the lines - now used only for freight - hold important historical and cultural references. The future of the area is surrounded by uncertainties, with proposals that involve constructions and interference in the railway complex. This work begins with references, which are the basis for the discussion about the existence of a historical-cultural degradation in suppressing the rails. Culture is the differential of civilisation, humanising people through the legacy of one generation to another, through rites, knowledge, morals, judgments, traditions, etc.; whereas ideology is an instrument of power, by which the ruling classes maintain the dominated in the illusion that the ideas imposed by the former group are the ideas of all. On the other hand, the traditional historiography is selective, reporting human from the perspective of the significant personalities, ignoring important accounts of the ancient Eastern civilisations. The “new history” proposes a vision "from below”, valuing all human experience, local history and memory, and not only the ones of those who hold the power. The first human pathways in Brazil were indigenous, of which the bandeirantes made use. The railways would follow their directions. The ones that pass through Araraquara (Cia Paulista arrived in 1885 and EFA – Estrada de Ferro Araraquara began in 1896), were imbued with historical and cultural data, they were the news channels and resonance boxes of several events of Araraquara (urban, cultural and economic development). For example , the Cia Paulista was not supposed to come up to Araraquara, but the ruling class (coffee barons), who were interested in a way of transporting the production, interfered, led by Conde do Pinhal, so that the lines would arrive here. In Araraquara, EFA emerged, to which epic development towards the west of São Paulo followed. All of this became history and culture. With the removal of the tracks, several proposals are discussed, as well as the supposed guarantee of safety rails by the Master Plan, which is concluded not be so wide. The proposals are also analysed from an ideological perspective. Interviews with railway workers and people connected to the railroads report episodes of life, recalling facts and information related to railways, revealing aspects of the history and culture of the railroads. It is concluded that the removal of the rails in Araraquara (SP), constitutes a historical and cultural degradation.
dc.identifier.key
R6CQ94G4
dc.format.edition
2014
dc.contributor.contributor
Whitaker, Dulce Consuelo Andreatta
dc.contributor.author
Demarzo, Mário Sérgio | Whitaker, Dulce Consuelo Andreatta
dc.format.extent
197
dc.relation.archivelocation
INTERDISCIPLINAR (Área CAPES)
dc.publisher.place
Araraquara
dc.relation.archive
Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Área CAPES)
dc.publisher
Universidade de Araraquara
dc.date.issued
2014