Descrição
Esta pesquisa propôs analisar os remanescentes ferroviários de Rio Claro - SP pela perspectiva teórico-metodológico da paisagem, em função da insuficiência nas proteções jurídicas pontuais de dois dos bens - estação ferroviária e antigo horto florestal -. Para tanto, foi realizado um inventário das camadas de três unidades paisagísticas que formam a paisagem industrial. A primeira unidade faz referência às definições teóricos-metodológicas sobre a origem, desenvolvimento e aplicação dos termos relacionados ao patrimônio ferroviário e à paisagem. Na segunda unidade ocorreu a obtenção das camadas históricas, arqueológicas, sociais e simbólicas referentes às áreas, espaços e edificações ferroviárias do antigo sistema de transporte. Portanto, foram realizados inventários teóricos, de campo e cartográficos, sistematizados e organizados em representações gráficas com o uso da ferramenta de geoprocessamento, avançando de maneira significativa na obtenção e análise da dimensão simbólica da paisagem, com aplicação da técnica do AVP associada ao SIG com a realização de mapas de valores dos remanescentes ferroviários. A terceira e última unidade da paisagem retrata a identificação das políticas urbanísticas, turísticas e patrimoniais incidentes na paisagem, que em questão, não fazem a gestão dos bens ferroviários enquanto uma paisagem única e integrada. Desse modo, a pesquisa avança nos estudos paisagísticos para a preservação do patrimônio ferroviário desde suas áreas, espaços e estruturas arquitetônicas, até os valores a eles associados pela comunidade e seus usuários.