Descrição
As construções ferroviárias, sejam elas de infraestrutura de operação ou de moradia, merecem destaque por serem testemunhos da época em que o transporte ferroviário era ativo, e também, para além disso, por serem exemplares do uso de certos materiais e técnicas construtivas empregadas nas construções dos séculos XIX e XX. A Revolução Industrial influenciou diversos países em seus meios de produção, além de ter gerado influência perante os materiais construtivos utilizados nas construções da época, como é o caso do vidro, do ferro e do tijolo cerâmico. E com o Brasil não foi diferente. Este estudo pretende avaliar as técnicas construtivas empregadas no uso do tijolo cerâmico no edifício da Estação da Companhia Paulista em Campinas (São Paulo), entre 1884 e 1920, a fim de complementar a investigação acerca da expansão do uso desse material nas construções ferroviárias da época e da mão de obra atuante nessas construções. Para tanto, tem como objetivos específicos compreender o cenário da construção civil no Brasil e estado de São Paulo no século XIX; identificar os materiais construtivos encontrados no edifício da estação ferroviária da CPEF em Campinas, sobretudo a presença do tijolo cerâmico; identificar e caracterizar as técnicas construtivas empregadas no uso do tijolo cerâmico no edifício em questão, bem como quem dominava essas técnicas; analisar e compreender a expansão do uso desse material nas edificações ferroviárias (infraestrutura de operação) da época. Para a realização da pesquisa serão utilizados procedimentos de caráter qualitativo que envolvem pesquisas bibliográficas, por meio de leitura de livros, artigos, teses e dissertações; pesquisas documentais, a partir de consultas realizadas em inventários, projetos e fotografias; e arqueológicas, através de investigação do objeto como documento, no caso a estação ferroviária de Campinas, a fim de atingir os objetivos propostos. Dentre os resultados esperados, espera-se obter dados técnicos referentes à presença do tijolo cerâmico no edifício da estação, no que tange seu uso e técnicas construtivas, e obter melhor compreensão acerca das mãos atuantes nas construções ferroviárias do período em questão.