No passado dia 31 de janeiro um pequeno grupo de pesquisadores vinculados ao MF se encontraram em Madri para realizar visitas técnicas e manter encontros informais.
Na parte da manhã, Ewerton H. de Moraes e Juan M. Cano visitaram o Museo del Ferrocarril de Madrid Delicias, situado na antiga estação ferroviária de Delicias, que, inaugurada em 1880, foi a primeira estação monumental de Madri. Ana Cabanes, parceira internacional do MF, monitorou a visita, que também incluiu o acervo do Archivo Histórico Ferroviário custodiado pela Fundación de los Ferrocarriles Españoles. Para além das características do acervo (documental, bibliográfico e de bens moveis), houve ocasião para discutir sobre diversos assuntos de museografia, educação, pesquisa e divulgação a respeito do patrimônio ferroviário.
Já na parte da tarde, Ewerton e Juan visitam Matadero Madrid, um amplio complexo de patrimônio industrial recuperado pela Prefeitura de Madri como espaço cultural multifuncional. Nesta ocasião, as discussões focaram nas estratégias de recuperação e apresentação ao público do patrimônio industrial, com destaque para as problemáticas da ativação deste tipo de bens e os debates entre integridade/autenticidade e utilidade pública.
Finalmente, houve lugar para um encontro rápido e informal com Domingo Cuéllar, também parceiro internacional no MF e responsável pelos arquivos de RENFE Espanha.