Tem início as atividades do Projeto Memória Ferroviária referentes ao Programa Educação Patrimonial, a fim de repassar a proposta para a rede pública de ensino do local.
No dia 23 de Agosto de 2014 o Projeto Memória Ferroviária realizou seu primeiro Workshop de Educação Patrimonial, um trabalho de valorização do patrimônio ferroviário da cidade de Jundiaí. O evento foi realizado no Complexo FEPASA, em Jundiaí – SP, e contou com a presença do professor Dr. Eduardo Romero de Oliveira, alguns membros discentes do PMF e com a professora Sandra Regina Berion Ama, da escola Coronel Siqueira de Moraes.
A proposta deste programa de Educação Patrimonial é envolver alunos, professores e a comunidade local com os patrimônios culturais da cidade, propondo um olhar direcionado ao Complexo FEPASA, com o propósito de entender a importância desse patrimônio na configuração e desenvolvimento urbano da cidade, seu papel na industrialização de Jundiaí e nos desdobramentos sociais e culturais, tanto em seu passado quanto em seu presente.
Inicialmente a pretensão da atividade conjunta com os professores é trazer a sensibilização dos alunos em relação ao patrimônio cultural, desde sua relevância atual quanto marco de um tempo passado, e também discutir a importância de sua preservação. Esse primeiro contato com a professora Sandra permitiu aos membros do projeto que tomassem conhecimento de algumas dificuldades na implantação do programa de Educação Patrimonial, e ao mesmo tempo a troca de informações também possibilitou que o mesmo fosse aperfeiçoado.
Posteriormente a realização de outros workshops com professores do município, o projeto prevê uma atividade de difusão educativa com grupos de alunos, com atividades dentro e fora das salas de aula. Aguarde maiores informações.