
As oficinas aqui reunidas nestas jornadas fazem parte das ações de divulgação científicas para públicos acadêmicos internos e externos, alguns deles não especializado. São resultados de pesquisas sobre patrimônio industrial desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Memória Ferroviária, com a colaboração de pesquisadores nacionais.
Desde 2023, o grupo está concentrado no projeto “Sistemas de Produção de Transporte – SPTrans“. O projeto visa caracterizar sistemas histórico-espaciais de produção do transporte no estado de São Paulo entre 1867 e 1971 e a gestão pública atual de seus vestígios (daquelas políticas culturais incidentes) a partir de abordagens baseadas em direitos humanos e humanidades digitais.
As ações de investigações e formação do grupo Memória Ferroviária estão integradas a Rede Iberoamericana de Investigação Laboratorio Americana das Paisagens Históricas da Produção (REDAPPLAB), coordenada por Enrique Larive López (Universidad de Sevilla, Espanha), e credenciada desde 2019 como rede de investigação apoiada pela Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP).
As oficinas oferecidas serão:
- Tainacan: interface para difusão de coleções digitais na Internet – Ministrante: Leticia Carneiro (03/04 a 04/04).
- Introdução à Análise Quantitativa – Ministrante: Ms. Victor Callil (05/04).
- Sistema de Informação Geográfica, Ordenamento territorial e Infraestruturas viárias – Ministrante: Dr. Sandro Francisco Detoni (28/03 a 09/05).
- História Oral: conceitos, práticas e criatividade – Ministrante: Dra. Lívia Morais Garcia (23/04 a 25/04).
As atividades são resultados de pesquisa financiadas pela FAPESP e CNPq.
Inscrições e página do evento: https://www.even3.com.br/jornadas-de-formacao-i-metodos-interdisciplinares-e-ferramentas-digitais-em-humanidades-539604
Outras informações: projetomemoriaferroviaria@gmail.com
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.