Pesquisadores do projeto Memória Ferroviária vão participar, no próximo dia 16 de maio (segunda-feira), no “I Seminário de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais”. O evento, promovido pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e pela Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), ocorrerá no auditório da Estação Júlio Prestes (Rua Mauá, n°51 – Luz), em São Paulo (SP).
Nas palavras de Davidson Kaseker (diretor do SISEM-SP), “o evento busca a articulação e o fortalecimento da rede temática de museus ferroviários, além de promover a preservação da memória ferroviária e a discussão da importância da contribuição da ferrovia na formação das paisagens culturais paulistas”.
Programa:
10-12h: visita monitorada à Estação Júlio Prestes, antiga sede da Estrada de Ferro Sorocabana.
14h: mesa de abertura com Marcelo Araujo (secretário da Cultura), Renata Motta (coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico), Davidson Kaseker (diretor do SISEM-SP), Angelica Fabbri (da diretora executiva da ACAM Portinari), Valéria Rossi Domingos (da coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) e José Eduardo de Assis Lefèvre (Presidente do Condephaat/SP).
15h: lançamento do site dos Museus Ferroviários de São Paulo.
15h30: mesa “Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais”, com Elisabeth Mitiko Watanabe (diretora do Centro de Estudos de Tombamento e Inventário de Conjunto Arquitetônico (UPPH/SEC), Marília Bonas Conte (diretora do Museu da Imigração), Eduardo Romero de Oliveira (Projeto Memória Ferroviária, Unesp) e José Eduardo de Assis Lefèvre (FAU/USP).
17h30: debate, com a participação de vários membros da equipe MF, junto com o resto do público assistente.