1) Qual a diferença entre o “V Congresso Internacional de História e Patrimônio Ferroviário ‘Os legados para nosso futuro’” e a “IV Jornada de Jovens Pesquisadores em História e Patrimônio Ferroviário”?
O evento como um todo visa promover a discussão sobre o papel do patrimônio do transporte ferroviário na atualidade, em particular nos países da América Latina. As diferenças são apenas com relação as submissões de trabalhos, por conta da divisão temática. O V Congresso irá admitir trabalhos nas temáticas 1 a 3 proposto por profissionais e pesquisadores com abordagem e/ou resultados de alta complexidade. Nas mesas temáticas da IV Jornada de Jovens Pesquisadores, os trabalhos apresentados devem ter caráter teórico-metodológicos ou expor resultados científicos alcançados por pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação em investigações sobre história ferroviária, estudos urbanísticos e de preservação do patrimônio industrial ferroviário.
2) Quem pode participar do evento?
O evento é aberto a toda comunidade acadêmica e profissional que tenha interesse no tema.
3) Quem pode submeter trabalho ao evento?
O evento é voltado aos profissionais, pesquisadores, discentes e docentes da área. Por seu caráter multidisciplinar, não há restrição de profissionais. Ex-alunos também são estimulados a enviar seus trabalhos ao evento.
4) Qual é o número limite de autores por trabalho?
Não há um limite de autores por trabalho.
5) Quantos trabalhos um mesmo autor pode submeter?
É permitida a submissão de um trabalho por autor. Outros trabalhos poderão ser aceitos como co-autor.
6) É necessário estar inscrito no evento para submeter trabalhos?
Não é necessário estar inscrito no evento para submeter trabalhos.
7) O pagamento da inscrição garante a publicação nos anais do evento?
Não está previsto publicação de anais do evento, apenas programação com resumo online.
8) No caso de trabalhos com mais de um autor, quantos precisam estar inscritos no evento?
No mínimo um dos autores precisa estar inscrito no evento.
Para a emissão de certificado de participação será exigida a assistência a dois períodos do evento, no mínimo.
9) Como faço minha inscrição no evento e como posso submeter meu trabalho?
Tanto a inscrição quanto a submissão de trabalhos devem ocorrer através do site <https://memoriaferroviaria.rosana.unesp.br/ocs/index.php/C_IHF/VIICIHF>. Faça o seu cadastro na plataforma, efetue o pagamento da inscrição e aguarde a confirmação de inscrição por e-mail. Caso você não receba o e-mail de confirmação, entre em contato com a organização do evento. Atenção: é muito importante que o e-mail informado esteja ativo e correto pois é através dele que serão realizados todos os contatos.
10) Não consigo efetuar minha inscrição. Como devo proceder?
Por conta de algumas manutenções na rede da UNESP, eventualmente a plataforma de inscrição no evento pode estar indisponível. Aguarde 24 horas e tente novamente. Se o problema persistir, contate a organização do evento.
11) Qual o formato do trabalho que será submetido?
O trabalho a ser submetido será em formato de resumo. Maiores informações sobre o seu formato podem ser consultadas na aba “Normas para submissão” no site: <https://memoriaferroviaria.rosana.unesp.br/?page_id=2419>. Tal resumo é inserido no corpo do texto na plataforma de submissão, sendo desnecessário o anexo do arquivo doc.
12) Quais são as modalidades de pagamento do evento?
A taxa de inscrição no evento foi dividida em 4 modalidades: Profissionais; Membros AIHF ou TICCIH; Estudantes de Pós-graduação; e Estudantes de Graduação. No ato da inscrição, deve-se escolher a modalidade de participação e efetuar o pagamento conforme as datas propostas (pagamento reduzido até dia 30/01/2020 e pagamento integral até o dia 25/03/2020). O pagamento será aceito apenas através de depósito bancário.
13) Sou estrangeiro, como faço para efetuar as inscrições?
Pode ser feito por transferência bancária internacional ou por depósito em caixa eletrônico do Banco do Brasil, quando estiver no Brasil, até o dia 25/março.
14) Como faço para me associar ao TICCIH e obter desconto nesse evento?
Para se associar ao The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage (TICCIH) basta acessar o site da entidade internacional e realizar a inscrição <http://ticcih.org/membership/> e os demais passos solicitados.
15) Meu trabalho foi aceito, mas eu não poderei comparecer. O que acontece?
O principal objetivo do evento é estimular o debate do tema e, para isso, a presença no evento é imprescindível. Em caso de não comparecimento, o candidato deve informar a comissão organizadora. O candidato também deve estar ciente que não receberá seu certificado, não terá seu trabalho divulgado pelo evento e o valor pago da inscrição não será devolvido.
16) Posso trocar o horário de apresentação do meu trabalho?
Não será realizada troca de horário de apresentação de trabalho, a fim de facilitar a organização das mesas e atender aos interesses dos ouvintes. Antecipadamente, a comissão organizadora irá enviar aos participantes e divulgar em plataformas virtuais a programação completa do evento.
17) Meu trabalho foi aceito. O que mais devo fazer?
Para participar do evento, todos devem realizar a inscrição através do link <memoriaferroviaria.rosana.unesp.br/ocs/index.php/C_IHF/VIICIHF/schedConf/registration>. Em seguida deve ser efetuado o pagamento da inscrição.
18) Meu trabalho foi avaliado e recebi mensagem com exigência de “correções necessárias”.
Ao ser notificado da necessidade de alteração, o autor criará uma nova versão do documento e a enviará ao sistema por meio do campo “Transferir versão do autor”. Informe o diretor por meio de mensagem “Registro de mensagens diretor/autor”. Você tem até o dia 14/janeiro para envio da versão. A divulgação da lista completa de apresentações será divulgada a partir do dia 15/janeiro.
19) Meu trabalho não foi aceito. Eu ainda posso participar do evento?
Toda pessoa que tiver interesse no tema é convidada a participar, basta fazer sua inscrição através do link <memoriaferroviaria.rosana.unesp.br/ocs/index.php/C_IHF/VIICIHF/schedConf/registration>
20) Como funcionará o Minicurso de Arqueologia Industrial e o Roteiro Turístico Industrial?
Essas duas atividades ocorrerão de maneira não concomitante aos eventos e serão abertas aos inscritos. O Minicurso ocorrerá no dia 24 (terça-feira) e Roteiro ocorrerá dia 28 (sábado). Para participar dessas atividades, o interessado deve estar inscrito no evento e deve se candidatar à atividade de preferência através do email <projetomemoriaferroviaria@gmail.com>. As atividades terão limite de vagas (por ordem de inscrição) e não serão cobradas à parte.
Se sua dúvida não foi esclarecida, entre em contato com a Secretaria do evento, pelo endereço: projetomemoriaferroviaria@gmail.com