
Dia 25/03/2020 – quarta-feira
AUDITÓRIO 900 H2: 14:00 às 18:30
SESSÃO ESPECIAL: 14:00 às 16:40
Projeto Memória Ferroviária e Cultura do Trabalho
Apresentação das temáticas abordadas pelo projeto realizado com Auxílio Pesquisa FAPESP e com a participação de várias universidades
Apresentação e debate:
Dr. Eduardo Romero de Oliveira (UNESP)
Dra. Maria Cristina da Silva Schicchi (PUC-Campinas)
Dr. Samir Hernandes Gomes (UNESP)
Dr. Juan Manuel Cano Sanchiz (USTB/ICHHST, China)
16:40 às 17:20 – café e lançamento de livros
Auditório 900 H2: 17:20 às 18:30
Temática 06: Estudos multidisciplinares sobre patrimônio ferroviário
17:20 às 17:35 | PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO E MODELOS DE USO: os trens turísticos no Brasil |
17:35 às 17:50 | Um olhar geográfico para os espaços do patrimônio ferroviário. |
17:50 às 18:05 | A HISTÓRIA DAS FERROVIAS BRASILEIRAS: uma perspectiva jornalística. |
18:05 às 18:20 | Patrimônio, arquitetura e modais de transporte: o caso da Estação Rodoferroviária de Brasília |
18:20 às 18:40 | DEBATES |
Auditório 800 H1: 14:00 às 18:40
Temáticas 01: Educação e ferrovia: oportunidades de estímulo ao aprendizado por meio dos bens industriais ferroviários na América Latina
14:00 as 14:15 | O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO DE CHIADOR – MG E SEU SIMBOLISMO COMO POTENCIAL FONTE DE ENSINO PERANTE À SUA RESTAURAÇÃO. |
14:15 às 14:30 | CENÁRIOS ALÉM DOS LIKES: Uma proposta de atividade lúdica na Estação Cultura de Campinas através da fotografia de celular. |
14:30 às 14:45 | LA ECONOMÍA CAFETERA Y LA IMPLEMENTACIÓN DEL FERROCARRIL DE CÚCUTA – 1887. COLOMBIAHISTORIA |
14:45 às 15:05 | DEBATE |
Auditório 800 H1: 15:10 às 16:40
Temática 02: Museus e ferrovias: a cultura do transporte como desafio à preservação e comunicação arquitetônica e museológica
15:10 às 15:25 | A PRESERVAÇÃO DA LOCOMOTIVA DIESEL/ELÉTRICA E O CARRO DE AÇO NO BRASIL Natureza e perspectivas para a salvaguarda e musealização de bens modernos e contemporâneos das ferrovias brasileiras |
15:25 às 15:40 | CENTRO CULTURAL ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PELOTAS, R.S.: HISTÓRIA, MEMÓRIA E MOBILIDADE URBANA EM DIÁLOGO. |
15:40 às 15:55 | A PRESERVAÇÃO DO ACERVO DO NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO DO MUSEU FERROVIÁRIO REGIONAL DE BAURU E SUA “PUBLICIZAÇÃO” ATRAVÉS DO PROJETO MUSEU FERROVIÁRIO COM O AUXÍLIO DA HISTÓRIA PÚBLICA E HISTÓRIA DIGITAL. |
15:55 às 16:10 | Museu Ferroviários no Brasil: considerações sobre processos museológicos, comunicação e público. |
16:10 às 16:25 | ROTUNDAS FERROVIÁRIAS: Dois Exemplos, Duas Realidades |
16:25 às 16:40 | DEBATE |
16:40 às 17:20 – café e lançamento de livros no Auditório 900 H2
Auditório 800 H1: 17:20 às 18:40
Temática 03: A gestão da herança ferroviária no território (moradias, vias férreas e obras de arte): instrumentos e modelos de preservação envolvendo entidades civis públicas e privadas
17:20 às 17:35 | PLANO NACIONAL DE IDENTIFICAÇÃO, PROTEÇÃO E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL ARGENTINO |
17:35 às 17:50 | Posto Algodoeiro Matarazzo, Avaré, SP |
17:50 às 18:05 | EL FERROCARRIL DE MONTAÑA DE LA BRADEN COPPER COMPANY |
18:05 às 18:20 | PERSPECTIVAS PARA O TURISMO FERROVIÁRIO: ESTUDO HISTÓRICO SOBRE A PRIMEIRA FERROVIA DO BRASIL |
18:20 às 18:40 | DEBATE |
Dia 26/03/2020 – quinta-feira
Auditório 900 H2: 14:00 às 18:15
Temática 07: Estudos locais e análises transversais sobre a história, a arquitetura e os contextos urbanos do patrimônio ferroviário
14:00 às 14:15 | ENTRE O ESQUECIMENTO E AS MARCAS DE UMA ARTÉRIA FÉRREA DO NOROESTE PAULISTA: ESTRADA DE FERRO ARARAQUARA – EFA (1895 – 1912) |
14:15 às 14:30 | HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO: O legado da Central do Piauí em Parnaíba-PI, 1916 a 1980 |
14:45 às 15:00 | Guaianases: a ferrovia e o processo de urbanização de um distrito da região leste de São Paulo, 1875-2000. |
15:00 às 15:15 | “UM SURTO DE PROGRESSO NO PIAUÍ”: a construção de ferrovias na região nas primeiras décadas do século XX |
15:15 às 16:00 | DEBATES |
16:00 às 16:30 – café
16:30 às 16:45 | TERCEIRO T.R.E.M – A Linha da Máquina santista, uma nova observação sobre o objeto |
16:45 às 17:00 | MEMÓRIAS DE UMA NOVA CENTRALIDADE: O COMPLEXO DA ESTAÇÃO DE TRIAGEM EM BAURU |
17:00 às 17:15 | Os pátios ferroviários de Campina Grande: Pelas linhas do trem, pelas linhas do tempo. |
17:15 às 17:30 | O PAPEL DA REVISTA INFORMAÇÃO GOYANA NO PROCESSO DE PROLONGAMENTO DOS TRILHOS DA ESTRADA DE FERRO GOYAZ |
17:30 às 17:45 | MIRAÍ-MG E A ESTRADA DE FERRO: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O RAMAL FERROVIÁRIO CATAGUASES-MIRAÍ DA ESTRADA DE FERRO LEOPOLDINA E A CONFIGURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CIDADE |
17:45 às 18:15 | DEBATES |
Auditório 800 H1: 14:00 às 18:15
Temática 04: Novos instrumentos metodológicos e/ou enfoques teóricos para identificação de vestígios materiais e da memória ferroviária
14:00 às 14:15 | PELAS TRILHAS DE FERRO: Uma perspectiva conceitual do Patrimônio Cultural ferroviário na Roça Agostinho Neto |
14:15 às 14:30 | SONORIDADES URBANAS: A Estação Ferroviária da Aracaju (1913) |
14:30 às 14:45 | Rastros ferroviários sobre as ruas: a Tramway Cantareira no Jaçanã |
14:45 às 15:00 | O FUTEBOL FERROVIÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ENTRE O LAZER E O CONTROLE |
15:00 às 15:15 | O COMPARATIVO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE NA ARQUITETURA FERROVIÁRIA |
15:15 às 15:45 | DEBATES |
15:45 às 16:30 – café
16:30 às 16:45 | CONJUNTO FERROVIÁRIO DA ESTAÇÃO DE CAMPINAS: Levantamento da percepção da população do entorno sobre o bem patrimonial protegido. |
16:45 às 17:00 | OS VALORES NÃO MATERIAIS DO PATRIMÔNIO NA TEORIA DE BARBARA APPELBAUM Os Desafios da Conservação da Majestosa Locomotiva Guindaste Leslie Nr. 47, em Santos Dumont, MG |
17:00 às 17:15 | A RESSIGNIFICAÇÃO DA ANTIGA ESTAÇÃO DA COMPANHIA PAULISTA DAS ESTRADAS DE FERRO: um lugar de memória. |
17:15 às 17:30 | DAS RUÍNAS DO TRABALHO AOS PATRIMÔNIOS DAS CIDADES: Durações ferroviárias no Rio Grande do Sul |
17:30 às 17:45 | OS RAMAIS DA COMPANHIA MOGIANA DE ESTRADAS DE FERRO EM CAMPINAS-SP E SÃO JOSÉ DO RIO PARDO-SP: SIG histórico e novas narrativas sobre os agentes modeladores do território e da cidade. |
17:45 às 18:15 | DEBATES |
Dia 27/03/2020 – sexta-feira
Auditório 900 H2: 14:00 às 17:05
Temática 07: Estudos locais e análises transversais sobre a história, a arquitetura e os contextos urbanos do patrimônio ferroviário
14:00 às 14:15 | A escola e os trilhos: Contribuições do patrimônio ferroviário para o ensino de história. |
14:15 às 14:30 | ENTRE PLANEJAMENTO E PATRIMÔNIO: A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BARRINHA-SP E O PROCESSO DE EXPANSÃO DA CIDADE. |
14:30 às 14:45 | FERROVIA E AS CAIXAS DE ÁGUA: Um Estudo de Arqueologia Industrial da Estrada de Ferro Sorocabana. |
14:45 às 15:00 | ENTRE PONTOS E REDES: A FERROVIA MOSSOROENSE NA ARTICULAÇÃO URBANA DO OESTE POTIGUAR – RN/BRASIL (1920-1951) |
15:00 às 15:15 | ESPACIALIZANDO A MEMÓRIA: A CONTRIBUIÇÃO DOS ESPANHÓIS, ENTRE FABRICAS E FERROVIAS, NA FORMAÇÃO DE TERRITÓRIOS SOROCABANOS |
15:15 às 15:35 | DEBATES |
15:35 às 16:00 – café
16:00 às 16:15 | LAS POSIBILIDADES DE ACTUALIZACIÓN DEL TERRITORIO FERROVIARIO EN ONCATIVO |
16:15 às 16:30 | O BONDE NA HISTÓRIA URBANA DE MACEIÓ/AL (1866-1931) |
16:30 às 16:45 | PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO EM CATANDUVA/SP: Uma análise sobre o conjunto do “Armazém do Café” |
16:45 às 17:05 | DEBATES |
17:05 às 17:15 – INTERVALO: PREPARAÇÃO DA MESA DE ENCERRAMENTO
Auditório 800 H1 – MESA DE ENCERRAMENTO: 17:15 às 18:30
Auditório 800 H1: 14:00 às 18:30
Temática 06: Estudos multidisciplinares sobre patrimônio ferroviário
14:00 às 14:15 | MODERNIDADE E COMUNICAÇÕES: MEIOS DE TRANSPORTE E O TERRITÓRIO URBANO. |
14:15 às 14:30 | O SUJEITO E O PATRIMÔNIO CULTURAL INDUSTRIAL: Uma análise da construção do sujeito a partir de suas memórias do complexo ferroviário de Assis |
14:30 às 14:45 | ESTRADA DE FERRO DE BRAGANÇA: Vestígios das oficinas e vila operária da primeira ferrovia construída na Amazônia |
14:45 às 15:00 | A NOÇÃO DE PATRIMÔNIO URBANO NA TUTELA DO PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO: requalificação a partir de espaços ferroviários obsoletos |
15:00 às 15:15 | A HISTÓRIA NÃO PERDEU O TREM: O ADVENTO DA FERROVIA NA HISTORIOGRAFIA FERROVIÁRIA CEARENSE |
15:15 às 15:35 | DEBATES |
15:35 às 16:00 – café
16:00 às 16:15 | ENTRE COROA, IGAPÓ E ROCAS: as dificuldades técnicas e fundiárias de inserção do parque ferroviário da EFCRGN no traçado urbano de Natal – Brasil (1908-1920) |
16:15 às 16:30 | REFLEXÕES SOBRE O RECONHECIMENTO DE VALORES DO PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO DO SUL DE MINAS GERAIS |
16:30 às 16:45 | A CRIAÇÃO DE UM ACERVO VIRTUAL NAS CIDADES BOCAS DO SERTÃO COMO PATRIMÔNIO DA MOBILIDADE. Por um “Conhecimento Histórico Ambiental Integrado na Planificação Territorial e Urbana.” |
16:45 às 17:05 | DEBATES |
17:05 às 17:15 – INTERVALO: PREPARAÇÃO DA MESA DE ENCERRAMENTO
17:15 às 18:30 – MESA DE ENCERRAMENTO
Dr. Eduardo Romero de Oliveira
Dra. Maria Cristina Schicchi
Pesquisadores da comissão organizadora da PUC-Campinas e UNESP
Relatores das mesas