O contexto atual de emergência sanitária colocou vários impasses sanitários, econômicos e sociais.  Alguns aspectos do modelo concebido para salvaguarda de bens patrimoniais – vinculado a promoção de atividades econômicas e dependente da manutenção de equipamentos culturais – parece também ter entrado em colapso com as restrições de circulação e diretriz de distanciamento social. Ao mesmo tempo, as populações tradicionais ou socialmente menos favorecidas, que almejavam pelos direitos culturais sua cota de reconhecimento na memória do mundo, podem estar sendo rebaixadas mais um andar no poço das condições humanas. Descobrir, estudar e refletir sobre o quadro atual do patrimônio cultural pode ser vislumbrar o caminho que nos leva para mais perto ou mais longe de nossa dignidade humana.

Curso online Patrimônio Cultural, Direitos Culturais e Direitos Humanos

Professor responsável: Dr. Eduardo Romero de Oliveira (UNESP)

Professores convidados:

Dr. Clodoaldo Meneguello Cardoso (Educação/FC, UNESP, campus de Bauru)

Dr. Francisco Humberto Cunha Filho (Unifor)

Dr. Odair da Cruz Paiva (UNIFESP)

Dra. Zaida Garcia Valecillo (UPEL – UCV)

Objetivos: conhecer os fundamentos éticos, políticos e jurídicos sobre direitos humanos e direitos culturais, assim como as implicações destes princípios para a preservação do patrimônio cultural.

Período: 11/nov a 18/dezembro/2020

Módulo IDireitos Humanos: fundamentos éticos, políticos e jurídicos.

Módulo IIDireitos Culturais: algumas questões a partir do contexto no Brasil e na América Latina.

Módulo III Patrimônio Cultural e Direitos Culturais: algumas aplicações as questões de preservação no contexto no Brasil e na América Latina.

Público-alvo: estudantes em nível de graduação da UNESP e de outras instituições nacionais ou estrangeiras.