Em uma semana repleta de atividades no projeto Memória Ferroviária (MF), no último dia 19 de julho houve um encontro da equipe na cidade de Jundiaí-SP, onde se localizam os remanescentes protegidos das oficinas da antiga Cia. Paulista de Estradas de Ferro, hoje conhecidos como Complexo FEPASA. O encontro esteve pautado na aplicação de métodos de Abordagem e Valorização do Patrimônio proposto por Silberman e Labrador (2014), apresentados durante oficina realizada entre os membros do projeto em abril de 2017 por Rafaela Silva e Priscila Santos.
Em primeiro instante, houve o conhecimento do espaço (tour), a partir de exercício de reflexão proposto pelo arqueólogo Dr. Juan M. Cano Sanchiz para com os membros presentes, a fim de interpretar as diferentes fases construtivas e funcionáis do conjunto ferroviário, identificáveis em sua própria estrutura física com metodologia arqueológica. Logo em seguida foi promovida uma discussão interdisciplinar a fim de compreender as diferentes metodologias adotadas em cada pesquisa.
Já na parte da tarde, o exercício seguinte promoveu a discussão e experimento dos métodos aprendidos na oficina de Abordagem e Valoração do Patrimônio realizada anteriormente, relacionados às investigações de Milena Silva, Alessandra Oioli e Evandro Júnior. A proposta promoveu a reflexão coletiva a partir dos métodos adotados nas diferentes pesquisas realizadas dentro do PMF.