No último dia 13 de setembro, a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC/Unesp) em Bauru-SP contou com a participação da Dra. em Arquitetura María Isabel Alba Dorado (Universidade de Málaga, Espanha). A pesquisadora apresentou os avanços de sua investigação realizada no Brasil, e a realidade visualizada em pesquisa anteriormente realizada em Andaluzia, província no sul da Espanha. A pesquisa da arquiteta se relaciona a temática de Paisagem Industrial, do qual María Isabel se concentra em traçar uma base metodológica, conceitual e operativa capaz de oferecer um respaldo teórico e técnico que permita identificar e caracterizar paisagens industriais de interesse cultural, contribuir para o conhecimento e análises de seus valores culturais e definir critérios básicos de intervenção que apoiem sua proteção, conservação, difusão e uso a partir de sua consideração patrimonial e cultural.
Nesta primeira etapa de sua investigação no Brasil, María Isabel demonstrou os resultados iniciais, com estudos prévios e antecedentes relacionados a identificação da base teórica e conceitual que contribuem com os estudos de paisagem industrial. Nas etapas posteriores, a pesquisadora pretende definir um método simplificado para a identificação, caracterização, valoração e intervenção da paisagem industrial; valoração, aperfeiçoamento e consolidação da proposta metodológica elaborada em fase anterior; e por fim, a difusão dos resultados obtidos.
A palestra foi transmitida ao vivo (e está disponível) na página do pMF no Facebook. María Isabel Alba Dorado estará desenvolvendo suas atividades no Brasil até o fim do mês de Dezembro de 2017, do qual estará colaborando com os avanços de pesquisas relacionadas a temática industrial junto ao projeto Memória Ferroviária, dos quais todos poderão acompanhar aqui pelo Blog ou na página no Facebook.