Na programação da III Jornada de Jovens Pesquisadores sobre História e Patrimônio Ferroviário se mostra imprescindível tratar da arqueologia industrial.
Como a arqueologia pode contribuir para o estudo das ferrovias? O que os objetos nos dizem sobre a sociedade industrial? Quais são as fontes e as ferramentas disponíveis para fazer uma arqueologia da sociedade industrial e dos seus transportes?
Para responder essas e outras questões, o prof. Dr. Juan Cano Sanchiz da University of Science and Technology Beijing, na China, realizará a conferencia “Arqueologia nos trilhos: fontes, métodos e estratégias para estudo arqueológico de sítios ferroviários”. Nesta apresentação Sanchiz irá demonstrar determinados métodos de trabalho em arqueologia, e sua aplicação aos diversos tipos de fontes disponíveis.
No final, a estratégia de trabalho pode se resumir na seguinte frase: cruzar todos os dados coletados e lê-los no espaço físico.
Será um ambiente propício para aprendizado e discussões durante a III Jornada de Jovens Pesquisadores.
Fiquem atentos aqui no BlogMF e em nossa página no Facebook para se manter informados sobre a programação e demais detalhes referentes a III JJP.
Lembrando que o prazo final para submissão de resumos foi prorrogado até o dia 05 de novembro. Clique aqui para se informar quanto as normas de submissão de trabalhos, assim como detalhes sobre a inscrição no evento.