O mês de setembro foi repleto de atividades para a equipe Memória Ferroviária. Além do XXX Congresso de Iniciação Científica da UNESP (CIC), no dia 12 de setembro, resumido aqui no BlogMF, parte da equipe também participou do XVII Congreso Internacional TICCIH Chile 2018 – “Patrimonio Industrial. Entendiendo el pasado, haciendo el futuro sostenible”. Organizado pelo The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage do Chile, o XVII Congreso Internacional TICCIH Chile, realizado na cidade de Santiago dos dias 13 a 15 de setembro de 2018, propôs discussões relacionadas ao patrimônio industrial nas perspectivas de compreensão de seu passado, e visualizações presentes para um futuro sustentável desses remanescentes da industrialização.

equipe_MF
Equipe MF e parceiras durante o XVII Congreso Internacional TICCIH Chile 2018.

A programação do evento compreendeu três diferentes sessões, sendo a sessão 1 – investigação e documentação; sessão 2 – casos e projetos; e sessão 3 – patrimônio industrial e gestão. A participação com apresentação de trabalhos da equipe MF ficaram concentradas nas sessões 1 e 3. Se enquadrando na primeira sessão tivemos os trabalhos de María Isabel Alba Dorado com o título “Methodological Advances In the Analysis, Assessment and Intervention of Industrial Landscapes“; e o trabalho de Tainá Maria Silva, intitulado “Oficinas Ferroviárias: proposta de inventário de algumas companhias férreas paulistas (1867-1928)”. Na sessão 3 foram apresentados os trabalhos de Milena Meira da Silva com o título “Complexo FEPASA (Jundiaí-SP/Brasil): a preservação do patrimônio em concordância com recomendações internacionais para a conservação de complexos industriais”; e a investigação de Priscila Kamilynn Araújo dos Santos e Rafaela Rogato Rondon Silva, intitulada “Aprimorando a preservação: possibilidades variadas para o patrimônio industrial do Estado de São Paulo”. Todos os trabalhos apresentados foram orientados ou tiveram o acompanhamento do prof. Dr. Eduardo Romero de Oliveira.

TMS_MF
Apresentação de Tainá Maria Silva, cujo objetivo do trabalho foi apresentar as propostas de inventário a oficinas ferroviárias de algumas companhias do Estado de São Paulo, compreendendo o período de 1867 a 1928. Foto: Tainá Maria Silva.
GEDSC DIGITAL CAMERA
Apresentação de Milena Meira da Silva, cuja proposta foi analisar o processo de proteção do Complexo FEPASA (Jundiaí-SP), baseando-se nas diretrizes de preservação ao patrimônio propostas nas cartas patrimoniais. Foto: Milena Meira da Silva.

O Congreso ainda contou com diversos outros trabalhos realizados em diferentes continentes, países como a China, Alemanha, Chile, Italia, Espanha, dentre outros. Em sua programação também estiveram previstas discussões entre os diferentes comitês do TICCIH, dentre eles o do Brasil. Os anais do XVII Congreso Internacional TICCIH Chile 2018 foram impressos, no entanto os trabalhos publicados por esses e outros membros da equipe MF podem ser consultados na aba publicações aqui no BlogMF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.