Nos últimos dias 14 e 15 de dezembro aconteceu em Campinas-SP o segundo Workshop de Metodologias do projeto Memória Ferroviária. O trabalho desenvolvido pela equipe partiu da experimentação de metodologias multidisciplinares iniciado em Louveira-SP em agosto deste ano.

Com a participação de representantes dos diversos núcleos existentes no projeto (Núcleo de Educação Patrimonial, Núcleo de Turismo, Núcleo de História e Núcleo de Arqueologia), o exercício teve como objetivo verificar a aplicabilidade de metodologia multidisciplinar para os estudos histórico-patrimoniais num trecho ferroviário.

Tendo duração de um dia e meio, no primeiro dia do workshop foi realizado o trabalho de campo. Com objetivo de identificar os vestígios materiais ferroviários e sua inserção territorial – com ênfase nas escalas do contexto espacial imediato (bairro/cidade) e macroespacial (urbano/metropolitano) – a equipe foi dividida em três grupos multidisciplinares. Cada grupo percorreu um trecho tendo como ponto de partida uma das três estações ferroviárias de Campinas (Anhumas, Guanabara e Campinas).

No segundo dia, os grupos se reuniram para discutir e compilar as observações feitas durante o trabalho de campo. Para a etapa final de sistematização das informações de forma textual, gráfica e de imagens, os grupos foram redivididos para elaborar seus resultados virtualmente na semana posterior ao workshop.

O grupo da sistematização textual optou por trabalhar com a hierarquização de termos levantados pelas equipes de cada estação para analisar o território em escala macroespacial. Para a análise em escala mesoespacial utilizou-se o método de nuvem de palavras.

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Hierarquização dos elementos macroespaciais

A equipe que realizou a sistematização gráfica elaborou oito mapas com base nas informações esboçadas presencialmente em mapas físicos no segundo dia do workshop, analisando os elementos comuns destacados por cada grupo.

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Mapa do percurso até a Estação Guanabara

Por fim, o grupo que sistematizou as imagens criou três séries baseadas nas três estações (Anhumas, Guanabara e Campinas) e dentro das séries dividiram em duas categorias, sendo elas Conformação da Paisagem e Fragmentos.

Ao discutir os procedimentos e resultados alcançados, ficou evidente que os métodos de sistematização se complementam, bem como as considerações feitas por cada grupo. O caráter multidisciplinar da atividade possibilitou um olhar abrangente sobre a influência da ferrovia para conformação do território, principalmente sob os aspectos do deslocamento, moradia, topografia, uso e apropriação e comunidade.

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