A Jornada Regional de Patrimônio Industrial (Região Sudeste) promovida pelo Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH-Brasil) com o apoio de diferentes entidades como pMF e CIS-Guanabara, foi realizada nos dias 30 e 31 de agosto no CIS-Guanabara em Campinas-SP. O principal intuito da JRPI foi promover debates, difusão de pesquisas e demais ações de difusão sobre o patrimônio industrial.
Seguindo nesse intuito, a abertura do evento realizada no dia 30 de agosto de 2019 no CIS-Guanabara contou com a participação do Dr. Eduardo Romero de Oliveira (Presidente do TICCIH-Brasil; Coordenador do pMF; e professor da UNESP); o Dr. Marcelo F. Rocco (Diretor do CIS-Guanabara/UNICAMP); e o Ms. Antonio Henrique Felice Anunziata (CONDEPAAC). Os membros dessa primeira sessão explanaram acerca dos desafios da gestão, preservação, e a realização de parcerias e propostas de difusão dos trabalhos científicos sobre o tema patrimônio industrial, sendo a JRPI uma ação enfática nesse sentido.
Em sequência, compondo a mesa redonda, o Dr. Paulo Fontes (UFRJ) detalhou sua investigação intitulada “Memórias de um Rio Fabril”: desindustrialização, trabalho e nostalgias. Esta pesquisa resultou em um documentário disponibilizado pela Fundação Getúlio Vargas com livre acesso no Youtube. Clique aqui para conhecer as demais ações desenvolvidas pelo laboratório coordenado por Fontes: Laboratório de Estudos de História do Mundo do Trabalho (LEHMT)
Também compôs a mesa redonda o Ms. Tiago da Silva Coelho que apresentou sobre Espaços industriais e Arte. A Dra. Manoela Rufinoni (UNIFESP) que discutiu acerca de políticas de preservação para o patrimônio urbano industrial. E encerrando essa mesa a Dra. Márcia Pazin (UNESP) com apresentação intitulada “O desafio da preservação de fontes para a história da indústria e tecnologia: acervos documentais em arquivos e centros de documentação”.
No período da tarde do dia 30 houve as sessões de trabalho que ocorreram simultaneamente em diferentes salas do CIS-Guanabara, sendo as Temáticas 1 – A memória do trabalho nos espaços industriais e 2 – Espaços industriais e Arte das 14h às 16h, e as Temáticas 3 – Cidade e Paisagem industrial e 4 – Acervos documentais e patrimônio da indústria das 16h30 às 18h30. Os debates promovidos através dos diferentes e pertinentes trabalhos apresentados enriqueceram a reflexão pretendida com a promoção da JRPI.
Também como ação de difusão destaca-se a realização das maquetes do pátio e estação Guanabara pelo estudante de Arquitetura e Urbanismo da UNESP (FAAC-Bauru) João Pedro de Lima Sobreira sob orientação do prof. Dr. Samir Hernandes Tenório Gomes. Essas maquetes encontram-se dispostas no CIS-Guanabara em conjunto com outras relacionadas a Estação Cultura em Campinas.
Para o dia 31 de agosto, finalizando o evento, foi prevista a realização de dois diferentes roteiros, o Roteiro 1 – Companhia Mogiana: tempos de trabalho e lazer, direcionado à comunidade de Campinas e região, no qual os inscritos na JRPI também poderiam participar, e o Roteiro 2 – Ferrovias e indústria: um histórico de Campinas, voltado exclusivamente aos inscritos no evento, especialistas do tema, abarcando o patrimônio industrial de Campinas.
Agradecemos a participação de todos e os convidamos a continuar acompanhando as mídias do pMF para saber das demais ações voltadas a temática do patrimônio industrial. Lembrando que nos próximos meses está prevista a JRPI também nas Regiões Sul e Nordeste.
Confira as fotos da Jornada Regional do Patrimônio Industrial (Região Sudeste) no Facebook do pMF.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.