Em agosto, entre os dias 15 e 17, ocorreu em Bauru – SP, o IV Congresso Nacional para Conservação do Patrimônio Industrial e a VII Jornada de Jovens Pesquisadores, evento organizado pela equipe do grupo de pesquisa Memória Ferroviária e pelo Comitê Internacional para a Conservação do Patrimônio Industrial, o TICCIH-Brasil.
O evento contou com diversos especialistas e estudantes do Brasil e do exterior, que trabalham e desenvolvem pesquisas acerca do Patrimônio Industrial e suas ramificações. Ademais, o evento representou e celebrou os 20 anos do TICCIH-Brasil com o tema “Desafios, caminhos e contradições sobre a memória do trabalho industrial”.
Mesa de abertura com a Profa. Dra. Marion Steiner
A programação dos três dias ocorreu através da mesma estrutura: na parte da manhã, mesas com conferencistas convidados, e na parte da tarde, blocos temáticos de apresentação de pesquisas de estudantes e pesquisadores. A abertura do dia 15 contou com a apresentação da Profa. Dra. Marion Steiner e, na sequência, uma mesa-redonda com os pesquisadores Guilherme Pozzer, Juan Sanchiz e Alice Bemvenuti, cuja discussão se deu ao redor dos “Vestígios Industriais e Identidade Cultural no contexto da globalização”. No período da tarde, os temas de pesquisas apresentadas foram de “conservação e restauro”, “documentação, registro e arqueologia industrial” e “educação patrimonial e turismo industrial”.
No segundo dia, os pesquisadores José Manuel Lopes Cordeiro, Cristina Meneguello e Álvaro Pereira, estiveram presentes na mesa com o tema “Testemunhos do trabalho industrial e ressignificação na era pós-industrial”. No período da tarde, ocorreram apresentações sobre os temas “paisagem industrial”, “memória do trabalho” e “planejamento territorial, cidade e indústria”.
Para encerrar as conferências no dia 17, a mesa “Estratégias de preservação para memórias da produção: acervos, arquitetura e urbano” contou com os pesquisadores Belém Oviedo, Alcilia Afonso e Maria Cristina Schicchi. Finalizando o evento, a Profa. Dra. Beatriz Kuhl expôs sobre o “Patrimônio Industrial: os desdobramentos da Carta de Veneza em questões atuais”.
Não podemos deixar de mencionar também que, no segundo dia do evento, foi realizada a reunião da Assembleia Nacional do TICCIH-Brasil, onde foi transferida a presidência do comitê para a Profa. Dra. Daniela Pistorello e formada a nova diretoria.
Os três dias de evento foram intensos, com grande troca de informação entre os pesquisadores, estudantes, professores e profissionais presentes.
Os trabalhos apresentados estão disponíveis no Caderno de Resumos, acessível pelo link https://www.calameo.com/read/0077521560ab1aecf5556.
A equipe do Memória Ferroviária agradece a participação de todes.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.