O VI CIHF realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2017 na cidade de Mendoza – Argentina, organizado pela Asociación Internacional de Historia Ferroviaria (AIHF), Comité Argentino para la Conservación del Patrimonio Industrial (TICCIH), Facultad de Ambiente, Arquitectura y Urbanismo (Universidad de Congreso) e Facultad de Arquitectura y Urbanismo (Universidad Nacional de Tucumán), promoveu a discussão entre diversos investigadores da temática ferroviária, dentre eles o coordenador do pMF, o Prof. Dr. Eduardo Romero de Oliveira, assim como parcela da equipe MF.
Durante a realização do Congresso esteve prevista a apresentação de trabalhos sob diferentes linhas temáticas, em primeiro momento se destaca o tema “Memoria, Historia y Patrimonio Inmaterial”, do qual dentre as diversas investigações foi apresentado o trabalho de Botaro, L. G.; Corrêa, L. M.; Cuéllar, D.; et al, intitulado como “A história como ferramenta: o projeto memória ferroviária (2009-2019) e a construção de novos espaços de discussão e conhecimento”. No âmbito da “Preservación y gestión” destaca-se também o trabalho desenvolvido por Silva, M. M.; Silva, T. M.; Oliveira, E. R., cujo título foi “Complexo Fepasa (Jundiaí/SP, Brasil): a importância do reconhecimento histórico para a valoração de um patrimônio industrial”.
Como encerramento do primeiro dia de evento, o Prof. Dr. Eduardo Romero de Oliveira apresentou o livro Memória Ferroviária e Cultura do Trabalho do qual ele é coordenador. O material é composto por trabalhos desenvolvidos entre os diversos membros e colaboradores do Projeto Memória Ferroviária. O acesso ao livro pode ser efetuado diretamente através do site da editora.
No segundo dia de evento, em sequência as apresentações de trabalhos destaca-se no tema “Territorio y Paisaje, valoración e intervención” a investigação desenvolvida por Dorado, M. I. A.; Oliveira, E. R., denominada como “Aproximaciones en el diseño de una metodologia para la identificación, caracterización, valoración e intervención en el paisaje industrial ferroviário”. Na linha temática “Decadencia y declive de las infraestructuras ferroviárias” cabe destacar o trabalho desenvolvido por Santos, P. K. A.; Oliveira, E. R., “Conjunto Ferroviário da Estação Guanabara em Campinas (São Paulo/Brasil): desenvolvimento, decadência e diretrizes de proteção”.
Em terceiro e último dia de evento houve a apresentação de diversas outras investigações, do qual se destaca no tema “Patrimonio urbano” o trabalho desenvolvido por Silva, R. R. R.; Oliveira, E. R., denominado como “Distintas categorias patrimoniais aplicadas a bens industriais: o caso do Conjunto Ferroviário de Mairinque (São Paulo/Brasil)”.
Dentre os demais especialistas da temática ferroviária presentes no VI CIHF destaca-se Mónica Ferrari (Argentina), Gracia Dorel (França), Domingo Cuéllar Villar (Espanha) e Graciela Viñuales (Argentina). Em breve os anais do VI Congreso Internacional de Historia Ferroviaria será disponibilizado ao acesso público, onde estarão disponíveis todos os trabalhos expostos durante o evento.