Os últimos dias 30 e 31 de agosto foram repletos de aprendizado para a equipe do projeto Memória Ferroviária. Em meio ao complexo ferroviário de Louveira-SP, o grupo de estudos promoveu discussões e reflexões acerca da construção de possível metodologia multidisciplinar para se trabalhar com o patrimônio ferroviário.

Com a participação dos diferentes integrantes do projeto, com instituições sedes em distintas cidades do estado de São Paulo, como Rosana, Assis, Bauru e Campinas, a reunião na Estação de Louveira propôs, em um primeiro momento, a apresentação de metodologias de pesquisa adotadas em cada núcleo temático de pesquisa do pMF.

Os núcleos divididos em Núcleo de Educação Patrimonial, Núcleo de Turismo, Núcleo de História e Núcleo de Arqueologia, apresentaram seus métodos específicos de análise do patrimônio ferroviário. Nessa atividade foram explanadas diferentes técnicas, como a de georreferenciamento, entrevista e pesquisa documental. Diante do conteúdo apresentado, a proposta foi reconhecer quais metodologias possuem características comuns entre os diferentes núcleos, seja através de termos, métodos e/ou objetos de estudo, a fim de orientar a visita a campo realizada na sequência dessa primeira atividade.

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Depois de reconhecidas as metodologias em comum, a equipe foi dividida em grupos temáticos para o levantamento experimental de campo.
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O complexo ferroviário de Louveira foi o local escolhido para a realização do workshop metodologias. Foto: Evandro Nogueira, 2018.

O segundo dia de atividades foi iniciado com a exposição dos principais termos identificados por cada integrante da equipe através da visita a campo, a fim de realizar uma nova subdivisão do grupo. Essa nova subdivisão esteve pautada em três diferentes maneiras de se trabalhar os resultados alcançados até então, sendo a apresentação por meio da escrita, fotografia e mapas, todos esses utilizando-se o complexo ferroviário de Louveira e seu entorno como objeto de estudo.

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Um dos resultados apresentados pela equipe de abordagem através da escrita propôs a divisão dos termos em conjuntos.

A apresentação de resultados sob as três mencionadas perspectivas permitiram refletir sobre a possibilidade de integração de metodologias de pesquisa sobre o patrimônio ferroviário, esse entendido através de uma gama multidisciplinar de valorações e consequentes possibilidades de reativação.

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Resultado apresentado pela equipe de representação através de mapas.

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