As I Jornadas Ibero-Americanas de Jovens Investigadores em Património Industrial ocorreu na Universidade de Évora em Portugal dentre os dias 8 a 10 de novembro de 2018. Organizada pela Universidade de Évora, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedade da Universidade de Évora (CIDEHUS), e pela Universidad de Sevilla, o principal objetivo das JIbero2018 foi criar um espaço de encontro e de promoção das investigações e metodologias dos trabalhos promovidos por jovens investigadores neste campo de estudo patrimonial.

As comunicações propostas durante a JIbero2018 abordaram tanto a dimensão teórica como a dimensão prática, relacionada com as temáticas de documentação, proteção e reabilitação, a difusão, a gestão e a participação, áreas essas entendidas como contribuintes de forma determinante para elevar as potencialidades do Património Industrial e o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável.

Parte da equipe do projeto Memória Ferroviária esteve presente na JIbero2018, sendo através de participação como ouvinte e colaborador nas discussões como a professora Dra. María Isabel Alba Dorado, ou na modalidade de apresentação de trabalhos pela mestranda Milena Meira da Silva. O trabalho de Silva esteve envolto na temática de gestão e participação. Em mesa coordenada pelo professor Dr. da Universidad de Sevilla (também colaboradora do pMF), Julian Sobrino Simal, o estudo de Milena teve como foco discutir a relevância de utilização de geotecnologia de Sistema de Informação Geográfica (SIG) frente a outras metodologias de análise espacial, comumente utilizadas para o tratamento do patrimônio industrial no Brasil.

Apresentação Milena
Milena Meira da Silva durante sua apresentação na I Jornadas Ibero-Americanas de Jovens Investigadores em Património Industrial.

Ademais dessa apresentação, a JIbero2018 contemplou diversas outras conferencias por parte de especialistas na temática de Patrimônio Industrial. De maneira geral, houve a apresentação de diferentes trabalhos realizados em âmbito europeu por espanhóis e portugueses, além de estudantes brasileiros e mexicanos. Todas essas participações propiciaram um interessante ambiente de discussões e reflexões sobre o tratamento dessa tipologia específica e tão recente de patrimônio.

Pedreira
No segundo dia das JIbero2018 houve também uma interessante visita às Pedreiras de Mármore de Vila Viçosa situada na cidade de Évora (Portugal). Foto: María Isabel Alba Dorado.

Até o momento não há previsão de publicação dos anais do evento, no entanto, o trabalho de Milena Meira da Silva será posteriormente publicado, no qual todos poderão ter acesso na aba publicações aqui no BlogMF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.